terça-feira, 12 de abril de 2011

O que é a tecnologia RAID?



Bom dia leitores, a partir deste post daremos início ao tema.

Vocês devem ter percebido, que de um tempo pra cá, surgiram no mercado novos modelos de placas-mãe com um recurso adicional, chamado RAID (Redundant Array of Independent Disks). Mas o que isso significa e como essa nova tecnologia pode ser útil para usuários comuns?

O sistema RAID consiste em um conjunto de dois ou mais discos rígidos com dois objetivos básicos: tornar o sistema de disco mais rápido (isto é, acelerar o carregamento de dados do disco), através de uma técnica chamada divisão de dados (data stripping ou RAID 0) e/ou tornar o sistema de disco mais seguro, através de uma técnica chamada espelhamento (mirroring ou RAID 1). Essas duas técnicas podem ser usadas isoladamente ou em conjunto.

Primeiramente, vamos falar da divisão de dados. Imagine um computador sem RAID com dois HDs, e você quisesse salvar um arquivo, o computador iria interpretar dois discos rígidos independentes, e salvaria o arquivo em apenas um deles. Agora se esse computador tivesse a técnica RAID, o computador ao invés de interpretar dois discos rígidos independentes, iria interpretar como apenas um, ou seja, se fossem dois discos de 40gb, o computador interpretaria como apenas um de 80gb. Ao salvar o arquivo de 10mb, o computador dividiria o arquivo em duas partes, e cada uma ficaria em um HD.

Mas qual a vantagem disso tudo? Vamos supor que o arquivo a ser salvo tenha 10mb, ao salvar o arquivo sem a técnica RAID, o arquivo terá que ser gravado inteiro em apenas um HD, usando o único canal de comunicação existente. Já com a técnica RAID, o arquivo seria dividido em duas partes de 5mb, e cada uma das partes seria gravada em um HD. Como 5mb demora a metade do tempo para ser gravado em um disco que um arquivo de 10mb, a velocidade de acesso ao disco rígido dobraria!


Nós usamos apenas dois discos rígidos de exemplo, mas, a princípio podemos usar quantos discos quisermos. Ou seja, com quatro discos rígidos por exemplo, teríamos quadruplicado a velocidade de acesso. Lembrando que essa divisão é feita internamente sem que o usuário saiba de nada.

O espelhamento, também chamado RAID 1, faz com que o conteúdo de um disco rígido seja inteiramente copiado para outro disco rígido, de forma automática. Ou seja, se você montar um sistema desse em seu computador, o segundo disco rígido será cópia fiel do primeiro disco. Se o seu disco rígido principal queimar, o segundo entra em ação automaticamente. Ou seja, é um backup automático feito por hardware, porém, esse sistema não dispensa o backup convencional, pois com um pouco mais de azar existe a possibilidade dos dois discos rígidos queimarem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário