quinta-feira, 14 de abril de 2011

Mais sobre RAID!

Dúvida de muitos sobre RAID

Na Utilização do RAID, existem algumas tarefas que devem ser efetuadas:
  •     Dividir os pedidos I/O de entrada entre os discos do conjunto
  •     Para os níveis de RAID que precisam, calcular a paridade e gravá-la no drive apropriado no conjunto
  •     Monitorar os discos separadamente no conjunto e tomar as devidas ações caso um deles falhar
  •     Controlar a recriação de um disco separado no conjunto, quando este disco for substituído ou reparado
  •     Prover uma maneira dos administradores manterem o conjunto (remover ou adicionar drives, iniciar e terminar recriações, etc).

Para realizar essas funções, existem dois métodos:

- RAID de Hardware


A implementação de RAID de hardware usa layouts de discos prioritários. Por isso não é possível misturar controladores de marcas diferentes. Eles não utilizam recursos do processador, a BIOS pode dar boot neles, e a integração direta com o dispositivo pode oferecer um melhor tratamento de erros.

RAID em hardware geralmente é utilizada com uma placa especializada de controle de disco. A placa executa todas as funções RAID e controla os discos separadamente.

Existem três maneiras de implementar essa técnica:
  •     Utilitários especializados, que rodam como aplicações sob o sistema operacional da máquina, apresentando uma interface de software à placa do controlador
  •     Uma interface da placa usando uma porta serial, que é acessada através de um emulador de terminal
  •     Uma interface parecida com o BIOS, acessível somente durante o teste de inicialização do sistema

- RAID de Software


O RAID de software é o RAID implementado como um kernel - ou software de nível de driver para um sistema operacional específico. Como tal, provém mais flexibilidade em termos de suporte a hardware — desde que o hardware seja suportado pelo sistema operacional, os conjuntos RAID podem ser configurados e empregados. Isto pode reduzir o custo de emprego do RAID drasticamente, eliminando a necessidade de hardware caro especializado de RAID.

Frequentemente, o excesso de energia da CPU disponível para os cálculos de paridade do RAID de software excede o poder de processamento presente numa placa de controlador RAID. Consequentemente, algumas implementações de RAID de software têm, na verdade, a capacidade de desempenho superior que implementações de RAID de hardware.

Entretanto, o RAID de software tem limitações ausentes do RAID de hardware. A mais importante a considerar é o suporte para inicializar a partir de um conjunto de RAID de software. Na maioria dos casos, somente os conjuntos RAID 1 podem ser usados para inicialização, já que o BIOS do computador não sabe do RAID. Como um drive único de um conjunto de RAID 1 é indiferenciável de um dispositivo de inicialização não-RAID, o BIOS pode iniciar o processo de inicialização; então, o sistema operacional pode alternar para a operação de RAID de software quando obtiver o controle do sistema.


 Fonte: (Aqui e aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário